Apresentação

Concebido pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia Administração Contabilidade e Atuárias da Universidade de São Paulo (FEA/USP), o USP International Conference in Accounting é realizado anualmente no mês de julho, simultaneamente com o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. O Congresso é um evento consolidado no país e se firma como o principal espaço para o debate das áreas de Contabilidade, Controladoria e Atuária.

Este evento teve por objetivo principal promover o intercâmbio de estudos e experiências, bem como a divulgação de ideias sobre a teoria e a prática da Contabilidade, Controladoria e a Atuária, aproximando profissionais deste segmento e pesquisadores acadêmicos em momentos como apresentações de trabalhos e palestras.

Todas as áreas específicas abrangidas pela expressão “Contabilidade, Controladoria e Atuária” são abordadas como, por exemplo: Contabilidade Societária, Contabilidade Internacional, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Orçamentos, Contabilidade de Entidades Governamentais, Controladoria e Logística, Métodos Quantitativos em Contabilidade, Auditoria, Perícia, Teoria da Contabilidade, Contabilidade e Tributação, Governança Corporativa e muitas outras.

Contando com participação de palestrantes internacionais e nacionais, o temário para o Congresso tem o propósito de incentivar a realização de trabalhos decorrentes de pesquisas que buscam, com base em teorias, explicações para fenômenos inerentes à Contabilidade, Controladoria e a Atuária.

Tradicional no calendário contábil do país, o USP International Conference in Accounting é o maior evento de pesquisa e extensão em Contabilidade e Atuária da América Latina e da FEA/USP. É responsável por uma grande difusão de conhecimento e interação com a sociedade, pois atrai profissionais, estudantes de graduação, pós-graduação e acadêmicos de várias universidades do Brasil e do mundo. Os resultados do Congresso estão em linha com os eixos norteadores da Universidade: Pesquisa, Ensino, Pesquisa e Extensão. Na Extensão, com ações voltadas para a interação com a sociedade de modo geral; na Pesquisa, com uma grande gama de trabalhos submetidos; e, por último, Ensino, com a apresentação de painéis voltados para o desenvolvimento acadêmico dos congressistas.

Equipe editorial

Editor Chefe: Eduardo da Silva Flores – Universidade de São Paulo – São Paulo, SP, Brasil e-mail: eduardoflores@usp.br

Conselho editorial

Chefe do Departamento Prof. Dr. Valmor Slomski
Coordenador do Congresso Prof. Dr. Eduardo da Silva Flores
Vice Coordenadora Prof. Dra. Raquel Wille Sarquis
Presidente da FIPECAFI Prof. Dr. Welington Rocha
Professor Associado EAC/FEA/USP Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana
Editor Chefe da RCF Prof. Dr. Fábio Frezatti
Ex-Coordenadores do Congresso Prof. Dr. Gilberto Martins
Prof. Dr. Valmor Slomski
Prof. Dr. Gerlando A. S. F. de Lima
Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana
Prof. Dr. Guillermo O. Braunbeck
Prof. Dr. Renê Coppe Pimentel
Prof. Dr. José Roberto Kassai
Professores Titulares EAC/FEA/USP Prof. Dr. Ariovaldo dos Santos
Prof. Dr. Edgard Bruno Cornacchione Junior
Prof. Dr. Eliseu Martins
Prof. Dr. Reinaldo Guerreiro
Profa. Dra. Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Professor Doutor EAC/FEA/USP Prof. Dr. L. Nelson Guedes de Carvalho
Representantes Acadêmicos Nacionais Prof. Dr. Marco Túlio de Castro Vasconcellos(UFPE)
Prof. Dr. Natan Szuster (UFRJ)
Prof. Dr. Paulo Lustosa (UnB)
Representantes Acadêmicos Internacionais Profa. Dra. Beatriz Garcia Osma (ESP)
Profa. Dra. Isabel Maria Estima Costa Lourenço (POR)
Profa. Dra. Mary Vera-Colina (COL)

Conselho e Comitê

A principal instância do Congresso é o Conselho Científico, que tem fundamental importância no processo de concepção do congresso na formulação de políticas científicas e estratégicas, pois é constituído por acadêmicos seniores do EAC/FEA/USP e pesquisadores nacionais e internacionais. O Conselho Científico tem relevância na definição das diretrizes estratégicas para o congresso recente, bem como para congressos futuros, delineando as perspectivas de melhorias para os próximos anos.

O Comitê Científico tem por objetivo assegurar a qualidade e a isenção no processo de avaliação e julgamento dos trabalhos submetidos e aprovados para apresentação no congresso. O Comitê é dividido em Coordenadores de Áreas Temáticas, além dos Coordenadores de Pós e Graduação.

O Conselho Técnico-profissional é composto por profissionais de destacada importância na prática de alto nível da contabilidade controladoria e auditoria e tem como função garantir a adequação dos temas e discussões às demandas práticas dos usuários e preparadores da informação contábil.

Corpo editorial científico

Coordenadores de Áreas Temáticas Profa. Dra. Márcia Martins Mendes de Luca (UFC)
Profa. Dra. Claudia Ferreira da Cruz (UFRJ)
Profa. Dra. Isabel Maria Estima Costa Lourenço (ICS e ISCTE)
Prof. Dr. Roberto Bomgiovani (Unifesp) - colocar
Prof. Dra. Bianca Checon (FGV)
Prof. Dra. Verônica Santana (FECAP)
Prof. Dr. Daniel Mucci (USP)
Prof. Dr. Cláudio de Araújo Wanderley (UFPE)
Prof. Dr. Janilson Antonio da Silva Suzart (Auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União)
Profa. Dra. Vilma Geni Slomski (FECAP)
Prof. Dra. Bruna Camargos Avelino (UFMG)
Prof. Dr. Otávio Cabello (Unicamp)
Profa. Dra. Elise Soerger Zaro (UFGD)
Coordenador do PPGCC Prof. Dr. Lucas Ayres Barros
Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis Profa. Dra. Tatiana Albanez
Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Atuariais Prof. Dr. João Vinícius de França Carvalho

Produção Editorial

Assistência editorial e Supervisor Geral do Congresso USP Controladoria e Contabilidade Rodolfo Ferrari – FIPECAFI, São Paulo, SP, Brasil
congressousp@fipecafi.org