Apresentação

Concebido pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia Administração Contabilidade e Atuárias da Universidade de São Paulo (FEA/USP), o USP International Conference in Accounting é realizado anualmente no mês de julho, simultaneamente com o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. O Congresso é um evento consolidado no país e se firma como o principal espaço para o debate das áreas de Contabilidade, Controladoria e Atuária.

Este evento teve por objetivo principal promover o intercâmbio de estudos e experiências, bem como a divulgação de ideias sobre a teoria e a prática da Contabilidade, Controladoria e a Atuária, aproximando profissionais deste segmento e pesquisadores acadêmicos em momentos como apresentações de trabalhos e palestras.

Todas as áreas específicas abrangidas pela expressão “Contabilidade, Controladoria e Atuária” são abordadas como, por exemplo: Contabilidade Societária, Contabilidade Internacional, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Orçamentos, Contabilidade de Entidades Governamentais, Controladoria e Logística, Métodos Quantitativos em Contabilidade, Auditoria, Perícia, Teoria da Contabilidade, Contabilidade e Tributação, Governança Corporativa e muitas outras.

Contando com participação de palestrantes internacionais e nacionais, o temário para o Congresso tem o propósito de incentivar a realização de trabalhos decorrentes de pesquisas que buscam, com base em teorias, explicações para fenômenos inerentes à Contabilidade, Controladoria e a Atuária.

Tradicional no calendário contábil do país, o USP International Conference in Accounting é o maior evento de pesquisa e extensão em Contabilidade e Atuária da América Latina e da FEA/USP. É responsável por uma grande difusão de conhecimento e interação com a sociedade, pois atrai profissionais, estudantes de graduação, pós-graduação e acadêmicos de várias universidades do Brasil e do mundo. Os resultados do Congresso estão em linha com os eixos norteadores da Universidade: Pesquisa, Ensino, Pesquisa e Extensão. Na Extensão, com ações voltadas para a interação com a sociedade de modo geral; na Pesquisa, com uma grande gama de trabalhos submetidos; e, por último, Ensino, com a apresentação de painéis voltados para o desenvolvimento acadêmico dos congressistas.